Resposta a leitor:" Quero abrir um salão para homens"


"Bem, estou querendo mudar de atividade.  Sou representante comercial, e não tenho mais disposição para viagens. Como já trabalhei com cosméticos, estou pensando em investir num curso de cabeleireiro somente para homens.  Não possuo prática, mas creio que tenho habilidades. Pensei em instalar em um  local de grande fluxo de pessoas, ou seja, em um posto de gasolina de um amigo, onde nas sextas e sábados o movimento é intenso, com a lavação dos veículos. Vale a pena investir? quanto tempo levarei para estar efetuando cortes?  serei grato por informações."


1 – Processo de aprendizagem

Como ele mesmo citou no e-mail, a sua pratica é nula com relação ao tipo de trabalho planejado, porém aprender cortar cabelo não é nenhum bicho de sete cabeças e principalmente porque ele está disposto a fazer um curso do ramo.
Sem duvidas que ele está planejando a coisa certa e isso é o que sempre recomendo aqui, afinal não basta querer montar um negócio do dia para a noite, é preciso conhecer e aprender tudo o que for necessário.
Esse curso de cabeleireiro tende a ser muito importante para a carreira profissional de qualquer pessoa que deseja trabalhar na área, afinal não será valorizado apenas o aprendizado, mas também o seu profissionalismo perante os clientes que poderá ser mostrado por meio de um certificado. Isso irá passar muito mais credibilidade do que alguém que resolveu abrir um salão de cabeleireiro mas faz um trabalho apenas por Hobbie.

2 – Local para abrir um salão de cabeleireiro

Outra coisa muito bem planejada por ele é o local onde irá montar seu salão, porque ele priorizou o fluxo de pessoas como ponto principal e isso é algo fundamental para se ter um bom número de vendas.
Aqui mesmo na minha cidade tem um rapaz que montou um salão de cabeleireiro a muito tempo em um posto de gasolina e sem duvidas que foi uma grande opção, porque ha um grande número de pessoas circulando o tempo todo, ele é o único nas proximidades e para quem tem disposição de trabalhar nos finais de semana, isso pode ser melhor ainda.
Ha inúmeras vantagens, porém não podemos esquecer de analisar outros pontos, como o tamanho do espaço de trabalho, a organização, todos os equipamentos necessários e algumas coisinhas a mais. Tudo isso deve ser planejado antes de abrir um salão de cabeleireiro

3 – Quanto tempo demora para estar trabalhando?

Não existe um tempo determinado para estar trabalhando, até porque quanto mais bem planejado o negócio, maiores são as chances dele dar certo. O que podemos fazer é uma simples estimativa de tempo.
Bom, como ele não tem conhecimento ainda na área e terá que fazer um curso, o tempo para estar trabalhando pode ser um pouco maior, visto que a maioria dos cursos de cabeleireiros chega a aproximadamente 2 meses de duração, incluindo aulas teóricas e praticas.

O processo de organização do espaço e legalização do negócio pode ser feito nesse período de aulas, caso esteja realmente certo que irá abrir um salão de cabeleireiro masculino. Isso também pode ser deixado para o final do curso, o que fará com que aumente mais 1 mês aproximadamente no tempo para estar trabalhando.
Então se começar colocar tudo em pratica hoje, da para se ter uma média de mais ou menos 3 meses para estar trabalhando no próprio negócio.

4 – Vale a pena investir em um salão de cabeleireiro?

Nesse momento surge aquela grande duvida: Será que vale a pena abrir um salão de cabeleireiro?
Na minha opinião e falando de um modo geral, vale a pena sim investir nessa área, porém é preciso parar um instante e analisar algumas situações como a quantidade de concorrentes que terá, o que pode ser feito para se diferenciar dos demais e todos os custos necessários para iniciar.
A grande verdade é que em algumas cidades é muito pequeno o número de pessoas que trabalham com cortes de cabelo, não sei se é o nosso caso, mas como o nosso participante já tem todo um planejamento e está se preparando para entrar qualificado no mercado, as chances de obter sucesso são muito grandes.
O que posso recomendar é que planeje muito bem cada passo e vá em frente, porque o empreendedor de verdade não tem medo de investir em um novo negócio e mudar radicalmente o seu estilo de trabalho.