Aprenda como fidelizar clientes de forma fácil e barata

Seu Salão de Beleza sabe como FIDELIZAR? Não? Então continue lendo...

INOVE JÁ e use mais essa dica fácil e simples para ter mais sucesso e mais clientes.

Às vezes me pergunto por que ações simples não são usadas nos salões de beleza no Brasil?!
Ações que já são usadas em estabelecimentos que EU e VOCÊ frequentamos e estamos cansados de usar, principalmente quando estamos em dúvida, em lojas de roupas, farmácias e até postos de gasolina.
E não pense você que é algo complicado e caro, que você precise ter uma estrutura de empresa de grande porte, com sistemas e mais gente para controlar.
Uma coisa que ainda não vi em salões é o cheque presente, ou vale presente e outros ainda chamam de cartão fidelidade.
É um sistema tão simples que você pode fazer manualmente, mas daí vem a pergunta:

POR QUE VALE A PENA CRIAR UM CHEQUE PRESENTE PARA O MEU SALÃO?

A resposta é ainda mais simples:

  • Além, é claro da fidelização, você pode dá-lo como um “mimo” ao cliente quando algo deu errado, por que sabemos que nem sempre agradamos a todos, e às vezes, acontece de alguns clientes saírem insatisfeitos, não necessariamente com o seus serviços mas com a demora em ser atendido, ou com algum problema dele mesmo naquele dia e acaba descontando em você, já que salão é também um “consultório psicológico” e para isso temos que estar preparados.
  • Você resolve o problema de pessoas indecisas, que em muitos momentos festivos não sabe o que dar aos seus amigos, familiares e até clientes.
  • É sempre reutilizável para outras pessoas.
  • Possibilidade de aumentar seu ticket médio de vendas (assunto de post anterior) por que ele ganha um vale presente de R$30,00 mas resolve fazer outro serviço que vale R$60,00 neste caso você dobra o faturamento com esse cliente.
  • Você ganha mais clientes de maneira mais fácil já que ao receber um cheque presente a pessoa que talvez nem seja do seu salão acabe por frequentá-lo.

VAMOS ao que interessa: COMO FAZER

Já aviso que um Cartão Presente não pode ser um papel qualquer que você dê ao cliente, afinal, é a sua imagem e da sua empresa estampada nele, e uma ótima oportunidade de manter a sua marca na cabeça do cliente, afinal, ele deverá levar na carteira como se fosse dinheiro, e é o que ele realmente é DINHEIRO.

A melhor maneira de você implementar esse sistema é você mandar fazer cartões com valores impressos de R$10,00 R$15,00 R$30,00 e R$50,00.

Outro ponto importante é você ter envelopes, preferencialmente com a sua marca impressa e coloridos, afinal, é um PRESENTE. Mas na falta destes, ou caso fique muito caro mandar fazer, então compre envelopes coloridos em uma papelaria, mas mantenha-os muito limpos e de maneira que não fiquem amassados.

Se você pensa em não gastar muito e tem medo de fraudes, como pessoas tirarem cópias do seu cartão para fazer serviços de graça, mande fazer um carimbo e assine sempre que alguém comprar o cartão, isso evita esse tipo de problema e é uma solução barata, pois um carimbo não deve custar mais que R$10,00 (exagerando)

Mas minha opinião franca é que se você quer for fazer, FAÇA DIREITO, então mande fazer cartões em uma gráfica, que sejam coloridos e chamativos e converse com a empresa que vai fazer pra você a melhor maneira de evitar fraudes. Apesar de que, se seu salão é pequeno, provavelmente isso nem aconteça já que você terá o controle dos clientes que compraram.

PONTO IMPORTANTE:
NÃO ADIANTA mandar fazer seus cartões lindos e maravilhosos e NÃO divulgar!!!

Faça um cartaz e posicione em local estratégico no seu salão, na porta, no espelho e em locais onde o cliente possa SABER que você tem esses cartões presenteáveis, onde ele possa ser adquirido e dado a uma irmã, a sua mãe, chefe, namorada etc.

Uma maneira muito interessante de divulgar é aproveitar as datas festivas em empresas.

Acredito que você deva conhecer outros empresários(as) que tem funcionários e funcionárias ávidos por cortar o cabelo, fazer a unha, a sobrancelha etc, afinal, todos temos que ir a um salão em algum momento para essas coisas, principalmente as mulheres.

Use seu cartão presente e ofereça ao empresário. Faça um acordo com ele para presentar seus empregados, você paga a metade e ele a outra metade.

Por exemplo, ele tem 5 funcionárias. Se ele der o cartão de R$10,00 como presente de dia da mulher (eu sei que já foi mas é só um exemplo) em conjunto vocês gastarão R$50,00 dividido por 2 serão R$25 para cada.

Para o empresário é bom por que suas funcionárias sairão satisfeitas por receber um presente que nem esperavam, sem dúvida terá funcionárias mais felizes e portanto mais produtivas. Você terá a chance de fidelizar mais 5 pessoas com investimento de apenas R$25,00 e quem sabe ainda fidelizar outros familiares delas.

Faça um calculo comigo. Não é melhor gastar R$25,00 do que gastar com panfletos e propaganda, mandar distribuir e ainda receber um retorno de talvez 3% com um investimento de mais de R$200,00? Não parece algo ótimo ter um cartão presente personalizado para seu salão de beleza? E ainda usá-lo estrategicamente fazendo parcerias com outros empresários de outros setores? 
Pode ser a padaria próxima ao seu salão, uma loja de roupas ou qualquer outro estabelecimento vizinho a você.

Em ultimo caso, ofereça sem custo o cartão ao empresário, caso você sinta resistência dele dividir o custo com você, afinal, você ainda estará em vantagem se souber fazer vender mais a essas novas clientes, mas pra isso você tem que oferecer serviços e produtos realmente de ótima qualidade e assim ser indicado também.

ESSA DICA VALE OURO PRA VOCÊ EMPRESÁRIO DA BELEZA

Então aproveite e faça BEM FEITO e comece a pensar agora em como usar essa ideia.

São pequenas ações que tornam seu estabelecimento mais conhecido. Não pense que pra ter sucesso é preciso ser GRANDE, os pequenos também tem chances quando são criativos e saem da zona de conforto para lutar pelo que quer.