Cuidado prático e quotidiano do cabelo

Há muitos mitos sobre rituais e práticas quando o assunto é cabelo. Alguns são naturalmente bonitos, mas até esses precisam de cuidados básicos para se manterem assim ou para ficarem ainda mais brilhantes. Além disso, os cabelos são um reflexo de uma boa saúde e personalidade. Para cada madeixa existe um tipo de tratamento adequado, pois são muitos os tipos, cores e textura.
Na verdade o que conta é como se trata os fios no dia a dia. 
Pensando nisso, uma empresa de cosméticos desenvolveu a linha Cuide-se Bem Cabelos para um tratamento eficaz e prático no cotidiano das mulheres.

Lavagem 
Utilizar água morna. A medida mais bem acurada de xampu é sempre a palma da mão. A quantidade de produto deve formar uma moeda, evitando o desperdício, segundo Viktor. Ele também recomenda repetir a aplicação do xampu. “A primeira lavagem é para retirar os resíduos dos fios e deixá-los limpos. Já a segunda permite aproveitar os benefícios dos ingredientes da fórmula e proporcionar o brilho”, explica. Essa etapa, de acordo com o consultor, não deve durar mais do que um minuto. “Devemos aplicar o produto e massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Também com os dedos espalhar o produto da raiz até o comprimento dos fios. O sinal de que estamos executando corretamente o processo é a uniformidade da espuma”, sugere.
 O momento do enxágue merece atenção especial: “É preciso retirar todo o xampu do cabelo, nenhum resíduo do produto deve permanecer da raiz às pontas. Além disso, é importante também retirar todo o excesso de água antes de aplicar o condicionador para um melhor resultado”, diz.
Depois de lavado e sem água em excesso, é o momento da aplicação do condicionador. A medida da moeda também vale para essa etapa. Aqui vale uma ressalva sobre a quantidade para quem tem cabelos com maior oleosidade na raiz. Deve ser aplicado apenas da metade do fio até a ponta. Já para cabelos cacheados, que geralmente são mais secos, deve-se espalhar em todo o comprimento e o resíduo restante na mão pode ser pincelado nas partes mais próximas do couro cabeludo para ajudar a conter o frizz, de acordo com Viktor.
O ideal é passar o condicionador, massagear, aguardar cerca de dois minutos para absorção e enxaguar abundantemente na sequência. Um alerta importante do consultor. “O condicionador não foi feito para permanecer no cabelo, deve ser totalmente retirado no enxágue. Para melhor hidratação, existem produtos específicos, sem enxágue, que podem permanecer nos fios. Mas o condicionador deve ser totalmente removido para não deixar o visual com aspecto pesado”, aconselha Viktor. E para dar mais brilho e fechar as cutículas do cabelo, sugere que o enxágue do condicionador seja realizado com água fria.
 Para os cabelos que estão com as cutículas abertas (as pontas ficam secas e podem abrir) e mais suscetíveis à queda, ele sugere que o processo de pentear não seja feito antes da secagem. Já para os tipos mais resistentes, podem ser penteados ainda molhados.
Finalização e excessos 
Após o enxágue do condicionador, é preciso retirar o excesso de água, torcendo levemente os fios com as mãos. Depois, sem esfregar e apenas pressionando com a toalha, os cabelos estarão levemente secos para receberem o produto. “A aplicação é simples, basta dosar uma quantidade pequena do creme na palma da mão e aplicar, mais ou menos, da metade para baixo dos fios, amassando os cachos com as mãos, de baixo para cima. Outra sugestão é pentear com os dedos. O produto vai ajudar no desembaraço e a evitar a quebra. Não é necessário fazer o enxágue”, afirma.

Entrevista com o especialista Viktor


Dizem que usar máscara em vez de condicionador é melhor para os cabelos. Isso é verdade? Existe a possibilidade de incrementar algo a mais junto com a máscara para dar melhores resultados?
Viktor – A máscara não substitui o condicionador. Cada um tem sua funcionalidade. A máscara repõe os nutrientes dos fios e o condicionador cela as cutículas do cabelos, evitando o aparecimento de pontas duplas e o frizz. O uso deve ser combinado. Lavar o cabelo com xampu, usar a máscara e finalizar com o condicionador para um melhor resultado. Para potencializar o efeito da máscara, pode ser acrescentado, junto à quantidade de produto nas mãos, algumas gotas de óleo de tratamento de Nativa SPA Frutoterapia Monoi Argan, que tem ação ultra hidratante. O uso da máscara pode ser feito de uma a duas vezes na semana, dependendo do tipo e necessidades de cabelo. Depois de todo o processo, enxaguar muito bem os cabelos.

O cabelo costuma acostumar com um tipo de produto? Você recomenda a troca constante desses mesmos? Por quê?
Viktor – Sim. Às vezes para o bem e outras não. O importante é avaliar antes de trocar ou complementar, de acordo com a necessidade. O cabelo natural tem um tipo de carência, já quando há algum processo químico, como mechas, colorações ou alisamento, a necessidade de hidratar é maior. Por isso é importante, principalmente no segundo caso, variar o uso do xampu, que traz diferentes nutrientes em sua formulação. Por exemplo, xampus para proteção da cor, para reposição de nutrientes, para regular a oleosidade da raiz, para hidratar, etc.

Quais os principais cuidados que você recomenda na hora da lavagem dos cabelos?
Viktor – O cuidado básico é lavar sempre que existir necessidade. Se a raiz é oleosa e a pessoa tem uma vida ativa, está exposta à poluição, fumaça, poeira, ao sol e calor, pode sim lavar os cabelos todos os dias e, dependendo da rotina, até mais de uma vez ao dia. O principal é saber que precisa aplicar o xampu duas vezes. A primeira lavagem é para limpar os fios e a raiz e retirar as impurezas. A segunda é para obter o benefício dos nutrientes da formulação. O ideal é massagear bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos, nunca com as unhas, e enxaguar bem. Após aplicar o xampu, sempre retirar o excesso de água antes de aplicar o condicionador. Ao final, depois do enxágue, sempre retirar o excesso de água com as mãos novamente e nunca esfregar os cabelos com a toalha. Fazer apenas pressão para não promover atrito. Isso evita o frizz após a secagem.

As mulheres que possuem um cabelo oleoso não podem usar condicionador? Verdade ou lenda?
Viktor – Lenda. Cabelos são oleosos na raiz e não ao longo dos fios. Se forem longos ou com algum tipo de química devem sim ser bem cuidados e a hidratação é fundamental. Neste caso, o ideal é aplicar nas pontas, que geralmente são mais secas. Assim, a hidratação será feita da metade dos fios até as pontas, deixando o cabelo com aspecto saudável, brilhoso e sedoso.

A mulher pode lavar os cabelos todos os dias? E como manter o brilho dos cabelos?
Viktor – Pode sim, quantas vezes achar necessário. É fundamental utilizar um xampu de cuidados diários e não um de limpeza profunda no dia a dia. Pode usar água morna, até 25 graus. Para dar um brilho extra, um segredo é, no último enxágue, utilizar água bem fria. Esse choque térmico é um tratamento ótimo para o cabelo ficar brilhoso e com aspecto saudável.

O que recomenda para aquelas que têm que usar com frequência o secador e a chapinha? Ou seja, aquelas que possuem um cabelo enrolado, mas os matem lisos?
Viktor – Recomendo utilizar modelos mais modernos de chapinha, que já vêm com protetor térmico acoplado ao equipamento. Também pode ser usado, junto com o equipamento, um produto que é passado nos cabelos antes do processo, que é um protetor térmico. Evita danificar os fios e ajuda a proteger o cabelo. Também é necessário fazer uma hidratação com mais frequência, pelo menos uma vez por semana.

As mulheres que usam químicas no cabelo devem tomar mais cuidado e cuidar mais?
Viktor – Sim, qualquer tipo de química exige um cuidado maior para evitar o ressecamento dos cabelos. Por isso é importante cuidar da nutrição dos cabelos, para restauração dos fios. No salão de beleza também existem modernas técnicas para recuperação e manutenção da beleza de cabelos quimicamente tratados.

Quais cuidados se deve tomar quando os cabelos são mais ressecados?
Viktor – O maior dilema das brasileiras é o controle do frizz, causado pela desidratação e por fatores climáticos. A principal queixa consiste em querer resgatar a saúde e o brilho dos cabelos, na busca em deixá-los perfeitos e lindos. O corte das pontas a cada três meses também é fundamental para manter a saúde e garantir mais força para os fios. Recomendo que para quem está com os cabelos bonitos e saudáveis, que seja pelo menos a cada 90 dias. Já para os mais danificados, a recomendação é pelo menos a cada 60 dias. Para cuidado diário, a solução está em utilizar uma linha de produtos (xampu e condicionador) que seja compatível com a necessidade e o tipo de cada cabelo, além de complementar com outros produtos finalizadores e que promovam a hidratação. Para reduzir o frizz, uma dica é não esfregar o cabelo na toalha após a lavagem e evitar qualquer tipo de atrito que incentive o processo.