Algumas dicas para cabelos oleosos

Truques para cabelos oleosos

Com o tempo frio, as lavagens frequentes, a humidade, os chapéus e as oscilações de temperatura, o cabelo que não seca como deveria e tem tendência a ficar mais oleoso. 

Se sofre deste problema, aqui ficam algumas dicas que a poderão ajudar: 

1. Reduza as lavagens - evite lavar o cabelo todos os dias, já que o mesmo demora bastante tempo a secar, sobretudo na zona do crescimento (a que vulgarmente chamamos raízes).

2. Evitar deitar-se com o cabelo molhado - lave sempre o cabelo pela manhã e não à noite. Se o fizer, seque sempre com o secador antes de se deitar.

3. Comece a usar champôs menos agressivos - se possível feitos à base de produtos naturais, sem SLS. Estes funcionam como "detergentes", limpando toda a oleosidade do cabelo. Perante isto, o cabelo responde, produzindo mais oleosidade, e o círculo vicioso não se fecha...

4. Use produtos adequados, para combater a oleosidade - procure uma linha de produtos, suave, para cabelos oleosos.

5. Tenha cuidado com a água que usa.
Analise, para o efeito, o tipo de água que usa para lavar o cabelo – se for uma água dura (muito mineral), não é tão boa para o cabelo.
dicas para cabelos oleosos
Dicas para cabelos oleosos
Se não sabe qual a sua água, faça o teste, colocando, num copo, água da torneira e, noutro, água engarrafada. Coloque a mesma quantidade de detergente da louça em ambos os copos e mexa – se o copo com água da torneira fizer pouca espuma, é porque ela é dura e então deverá, pelo menos no último enxaguamento, usar água engarrafada.

6. Experimente truques caseiros para combater a oleosidade:
Aplique, por exemplo, no último enxaguamento, vinagre de cidra, ou uma infusão (chá) de camomila.